Por Sandra Lemos
Só pode ser o Natal Luz, em Gramado !! São mais de 80 dias de programações diárias e com atrações espalhadas pela cidade.

Foto de Roselaine Rosa
A magia começa quando tu atravessas os pórticos de chegada da cidade. Via Taquara (RS115), o mais moderno, construído em 1991:
Ou via Nova Petrópolis (RS235). Construído em 1973, em estilo bávaro, que foi a principal entrada oficial de Gramado por décadas.
Óbvio que chegarás na cidade por um deles,mas encontre um tempo para visitar o outro. Aliás, durante o dia e, outra vez, à noite. Um tour permanente pela cidade talvez seja o mais importante da tua programação: são as ruas centrais, são as rótulas (lembrando que a cidade não tem semáforos e as rótulas funcionam como reguladores de trânsito nos principais entroncamentos).
Ah, uma importante dica de trânsito: gramadenses obedecem fielmente às faixas de pedestres, por isto, na dúvida, sempre pare e dê preferência a quem estiver na faixa ou ‘parecendo’ que vai atravessar. Dica 2: como há mais visitantes do que moradores nesta época, enquanto pedestre, fique atento ao atravessar. Esta é o período do ano com a maior concentração de turistas e o trânsito fica difícil. Atenção !!)
As rótulas da cidade viram atrações natalinas também e vão te estimulando a ir sempre adiante, a pé. Desde as entradas da cidade, até o ExpoGramado, visite a todas, tire muitas fotos. Confere aqui algumas que tirei no meu caminho:
Absolutamente tudo o que precisares saber vais encontrar no site oficial, clique aqui
São pelo menos 8 eventos oficiais da programação: Reencontros de Natal ( no Lago Joaquina Rita Bier); Natal Pelo Mundo ( No ExpoGramado); Grande Desfile de Natal (No ExpoGramado); Shows às 19h30 na Rua Coberta; Shows diários de Acendimento das Luzes às 20h30, no Palácio dos Festivais; Parada de Natal (Ao longo da avenida Borges de Medeiros) ; Vila de Natal (Junto à Rodoviária); Tannenbaumfest (já ocorreu e os pinheirinhos já enfeitados estão ao longo da Av. Borges de Medeiros). Além deles, há: a Rua das Renas; as principais rótulas da Cidade; os pórticos de entrada da Cidade e uma infinidade de surpresas pelas vias comerciais, estabelecimentos e ruas decoradas.
A Rua Coberta é um must see à noite:

Foto de Cleiton Thiele
E aqui há um calendário variado de shows.
Os shows de acendimento das luzes:
Os shows no ExpoGramado:
Presépio em frente à Igreja São Pedro:

Foto de Roselaine Rosa
Detalhe da decoração do Largo da Borges ( galeria comercial no centro):
Parada de Natal que ocorre na Av. Borges de Medeiros:
Como falei antes, são tantas as atrações que até nós moradores não damos conta de ver todas as novidades, todos os anos. Não comentarei detalhes a respeito de cada um dos shows ‘pagos’, nem da iluminação das igrejas à noite (a Católica –igreja São Pedro, e a Protestante- chamada igreja do relógio)…venha descobrir e se maravilhar !!
Mas Gramado faz parte da Região das Hortênsias, lembram que já falamos disto há meses atrás ? Pois então ! Há que se visitar Canela que neste ano tem uma decoração particularmente delicada. E não esquece da Catedral de Pedras. Olha só uma amostra do Sonho de Natal de Canela:
E, se fores a Nova Petrópolis, fique até a noitinha e veja um pouco das luzes centrais. Singelo se comparado a Gramado, mas sempre uma cidade encantadora:
Rótula:
Praça central:
Bem, para concluir, quero deixar uma dica especial e fora do roteiro. Se vieres de carro alugado, suba via Nova Petrópolis, e recomendo um pernoite já na cidade de Dois Irmãos, no início da subida da serra, um pouco depois de Novo Hamburgo, pela BR116. A cidade é pequena e encantadora. Até 6 de janeiro, lá tem o Natal dos Anjos, cuja decoração é toda organizada de forma voluntária pelos comerciantes e moradores, (aliás como foi em Gramado no início do Natal Luz, há décadas atrás). Mas nem por isto menor, ao contrário, um pequeno espetáculo. Confere algumas fotos:
Amigos que nos acompanham, lembrem que Natal é renascimento, Natal é família e muito Amor. Boas Festas e até 2018 !!