Por Dra. Marilia Vanzelli
Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados que outras. Outras têm dentes que se tornam amarelados com o tempo. A cor natural de seus dentes também pode ser afetada por diversos fatores.
– Manchas na superfície (chamadas pelos dentistas de manchas extrínsecas) e descoloração podem ser causadas por:
- Tabaco (tanto fumado como mastigado);
- Ingestão de café, chá, ou vinho tinto;
- Ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas e amoras;
- Acúmulo de depósitos de tártaro, resultantes da placa que endureceu.
– Manchas internas (chamadas pelos dentistas de manchas intrínsecas):
- Tratamento com o antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos dentes;
- Aparência amarelada ou acinzentada dos dentes, como parte do processo de envelhecimento;
- Trauma nos dentes que podem resultar na morte do nervo do dente, conferindo-lhe a cor marrom, cinza ou preta;
- Ingestão demasiada de flúor durante a formação dos dentes (desde o nascimento até os 16 anos), o que dá ao dente uma aparência manchada.
Quais as formas de se clarear os dentes?
Limpezas abrangentes realizadas por um dentista removerão a maior parte das manchas externas causadas pelos alimentos ou tabaco.
Se as manchas estiverem presentes durante anos, você pode necessitar de um clareamento realizado por um profissional, a fim de remover estas manchas externas mais resistentes.
Manchas internas podem ser clareadas, cobertas por facetas coladas ou totalmente recobertas (com uma coroa). Sendo cada um destes métodos seguros e eficazes, seu dentista irá recomendar qual o tratamento apropriado para você, dependendo do estado de seus dentes e dos resultados que deseja alcançar. Seu dentista levará em consideração:
- O grau e tipo de mancha;
- Quanto da estrutura dentária permanece (o dente está muito restaurado? Mudanças no formato dos dentes são necessárias ou desejadas?).
Como funciona o clareamento dos dentes?
O clareamento pode ser feito tanto em consultório dentário ou em casa, utilizando um sistema fornecido pelo seu dentista. Ambos os métodos utilizam um gel branqueador que oxidam a mancha. Durante o processo de clareamento, é normal que os dentes se tornem ligeiramente sensíveis.
- Clareamento em casa: o clareamento em casa é o procedimento mais comum hoje em dia. Seu dentista faz um molde de seus dentes e prepara um suporte sob medida (moldeira), que você preenche com o gel branqueador e utiliza durante uma hora diariamente, por cerca de dez a quinze dias. Muitos kits de clareamento prescritos por dentistas atualmente contém uma solução de 10 a 15% de peróxido de carbamida. Quando feito sob a supervisão de seu dentista, o clareamento em casa é bastante eficaz.
- Clareamento no consultório: menos frequente e mais caro, este procedimento demora de 30 minutos a uma hora por visita, e talvez você tenha que retornar várias vezes até obter o resultado desejado. Afim de proteger sua boca, uma substância em gel é aplicada em suas gengivas e um protetor de borracha é colocado em volta do colo dos dentes (limite entre dente e gengiva). Um agente oxidante (a solução branqueadora) é então aplicada em seus dentes. Algumas vezes uma luz especial é utilizada em intervalos de cinco minutos para ajudar a ativar o agente clareador.
Como funciona a aplicação de facetas?
Facetas coladas são feitas com um composto de resina ou porcelana para cobrir a superfície dos dentes manchados e dar uma aparência homogênea aos dentes quebrados e de formato irregular.
Existem duas técnicas básicas de revestimento:
- Facetas de resina composta
Primeiramente, a parte frontal do dente é ligeiramente desgastada para evitar que o “novo” dente fique muito saliente. Sulcos microscópicos são feitos na superfície do dente por meio de um ácido suave. O composto de resina da mesma cor dos dentes vizinhos é aplicado e esculpido na forma, endurecido com uma luz polimerizadora e finalmente alisado e polido. - Faceta de porcelana ou Lente de contato
Uma faceta em porcelana é feita na mesma cor e formato de seu dente. Para se colocar uma faceta de porcelana, o dentista primeiramente faz um molde do dente e o envia ao laboratório de prótese para fabricar a faceta, geralmente após já ter desgastado a parte frontal do dente. Em qualquer um dos métodos utilizados, o dente é preparado para o revestimento, tornando sua superfície frontal levemente áspera através de um suave ataque ácido. A faceta pode então ser colada ao seu dente através de um cimento apropriado.
Embora mais caro, o revestimento de porcelana oferece uma cor mais próxima à dos dentes vizinhos e dura em geral de cinco a dez anos, porém o desgaste realizado no dente é irreversível.
Porém é preciso ter muito cuidado com as indicações corretas dos procedimentos. Hoje em dia está muito na moda a colocação de lentes de contato dentais, mas muitos casos tem indicação de tratamento ortodôntico para correção da posição dos dentes e não lentes de contato para este tipo de correção.
estou fazendo clareamento caseiro.. ansiosa pelo resultado!
abraços, Nat – Mulher Conectada
CurtirCurtir
alert(“I loved your site”);
CurtirCurtir
alert(“Hello”)
CurtirCurtir