Seja Bem Vinda Carol!
Estou super feliz em iniciar esta semana com mais uma novidade e parceria aqui no blog. Nossa nova colunista, a nutricionista Maria Carolina Pedrosa que irá falar e dar dicas de alimentação aqui no blog.
A Dra. Carol Pedrosa atua há 11 anos em Nutrição Clínica e Esportiva. É especialista em Transtornos Alimentares pelo Ambulim – HC/FFMUSP, onde ficou por 5 anos como colaboradora do Grupo de Estudos do Comer Compulsivo e Obesidade. Possui ainda extensão em Oncologia pelo Hospital do Câncer e especialização em Fisiologia e Metabolismo pela USP Em 2013, iniciou a pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional. Também é mestre em Reiki, simpatizante da Ayurveda e gosta de aproveitar todos os recursos da natureza e da tecnologia para fazer com que as pessoas se sintam confortáveis com as suas escolhas e alcancem o seu equilíbrio através de uma alimentação saudável e prazerosa, bons hábitos, bons pensamentos e atitudes positivas.
E para inaugurar a coluna de nutrição, a Dra Carol escolheu um tema super importante: A responsabilidade dos pais na formação do comportamento alimentar dos filhos.
Nutrição Responsável
Por Maria Carolina Pedrosa
A alimentação saudável durante todo o período de gestação é essencial não só para a manutenção da saúde da mãe e o perfeito desenvolvimento do bebê, mas também tem um papel importante na formação dos hábitos alimentares dos filhos após o nascimento. Se a preocupação em melhorar a qualidade da alimentação acontecer durante o planejamento familiar, os efeitos serão ainda mais benéficos no futuro. Mulheres que recebem acompanhamento nutricional do período que antecede a gestação até o pós-parto, controlam melhor o peso e os possíveis desconfortos e evitam o surgimento de complicações durante a gravidez, geram filhos mais saudáveis, amamentam melhor e terão conhecimento suficiente para modular o comportamento alimentar de seus filhos na fase de introdução de novos alimentos.
Os pais devem se tornar parceiros de suas esposas nesse processo. Durante a amamentação exclusiva no peito, o bebê adquire contato e cumplicidade com a mãe e passa a identificar, mais tarde, as sensações de fome e saciedade. No período de desmame e introdução de novos alimentos, o bebê vira um incrível observador e tanto a mãe como o pai e outras pessoas que convivem com ele tornam-se modelos de comportamento, principalmente alimentar.
O simples fato de observar que frutas e hortaliças participam naturalmente da alimentação das pessoas da casa, faz com que a introdução desses alimentos seja mais facilitada durante o desmame. A convivência com alimentos saudáveis desde cedo, tanto em forma de figuras, brinquedos, como em sua forma natural, desperta a curiosidade e aos poucos a alimentação vira uma gostosa aventura pela descoberta de novas texturas, cores e sabores.
Visto que o desenvolvimento de alergias, hipersensibilidades alimentares e doenças como obesidade, hipertensão, dislipidemias e diabetes acomete um número cada vez maior de crianças e jovens, é imprescindível direcionarmos nossos cuidados para a formação de novas gerações saudáveis e que aproveitem mais os recursos que temos hoje de consumir alimentos de qualidade superior e mais naturais. Por isso, cuide de você e do seu corpo da melhor forma possível e com equilíbrio! Lembre-se que um dia você será responsável pela formação dos hábitos de seus filhos!
Contato:(11)9 9446-1340
carol@dracarolpedrosa.com.br
Excelente!!!!!!!
Tenho certeza que teremos boas informações para os pequenso
CurtirCurtido por 1 pessoa